Na semana em que se celebrou o sétimo aniversário da Reserva Extrativista Verde para Sempre, no município de Porto de Moz no Pará, o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) usou a tribuna da Câmara para enfatizar a importância das áreas destinadas à preservação da floresta Amazônica e à produção econômica sustentável.
“No dia do aniversário de sete anos da Verde para Sempre, madeireiros e fazendeiros estavam protestando pelo fim das resex (reservas extrativistas). Estas e outras áreas destinadas são conquistas das comunidades tradicionais da Amazônia. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revelou em pesquisas recentes que o desmatamento nas áreas de reserva é quase zero e 60% do desmatamento da Amazônia é devido à pecuária”, disse o deputado.
Puty ainda denunciou movimentos contrários à preservação do meio ambiente e a projetos de desenvolvimento sustentável. Logo em seguida defendeu a necessidade de avanços na regularização fundiária.
“Há um movimento local contrário à preservação do meio ambiente e à produção com sustentabilidade daquelas comunidades que lutaram pelas reservas. É necessário que o governo federal em associação com os estados e municípios avancem na regulamentação fundiária, porque estas áreas, duramente conquistadas, estão sob ameaça”, alertou o parlamentar.
Fonte: http://www.puty.com.br/10/11/2011 06:03
Nenhum comentário:
Postar um comentário