COOPERHAF




Nossa Historia

Quando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar dos Três Estados do Sul (Fetraf Sul) começou a incluir a necessidade de haver financiamento habitacional para o meio rural em sua pauta de reivindicações, o projeto parecia quase impossível. Afinal, todos os programas de financiamento eram destinados aos trabalhadores urbanos. Os agricultores familiares possuem características diferentes dos assalariados urbanos. Mas o que poderia ser um impedimento, visto no início como uma dificuldade pelos os próprios agentes financeiros, que achavam que seria difícil operacionalizar os programas, foi mais um desafio enfrentado.
A ousadia da Fetraf Sul convenceu o governo de que a partir de algumas adaptações, o financiamento habitacional poderia chegar também ao meio rural, inaugurando uma nova fase, em que o sonho de morar numa casa melhor e mais confortável passou a ser possível.
Como nunca havia existido um programa de financiamento habitacional para o meio rural, calculava-se que a necessidade era muito grande. Os mutirões da agricultura familiar, uma oportunidade de diálogo direto da Federação com os agricultores mostrou que só nos três estados do Sul, havia a necessidade de construir ou reformar 30 mil casas.
Os agricultores que tradicionalmente tinham acesso a linhas de crédito para construir galpão, chiqueiro, investir na atividade leiteira, em pastagens, continuavam morando em casas precárias. Milhares de famílias viviam em casas sem conforto, sem banheiro, e que chegavam a oferecer riscos. Muitos jovens casais eram obrigados a morar com os pais, porque a família não tinha condições de construir uma casa. Por isso, logo que a notícia foi divulgada, os Sindicatos da Agricultura Familiar registraram uma grande procura de famílias interessadas em se habilitar aos financiamentos.
Então, diante do desafio de fazer os programas de financiamento habitacional chegar a todos os municípios, a Fetraf Sul percebeu que necessitava de um sistema organizativo. Assim, em 11 de outubro de 2001 foi fundada, no município de Sarandi (RS), a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares dos Três Estados do Sul – Cooperhaf Sul, que mais tarde se expande pelo Brasil, sendo classificada apenas como Cooperhaf.
É uma iniciativa pioneira, que além de proporcionar acesso a moradia digna aos agricultores, também executa projeto de habitação para pescadores, indígenas e a partir de 2009 inicia um grande projeto de habitação destinado á trabalhadores da área urbana dos três Estados do Sul.