Crescer a luta contra a privataria tucana no Pará
Companheiras e companheiros militantes das Centrais Sindicais,
O governo Jatene demonstra, em seu projeto de parcerias público-privadas o seu verdadeiro caráter: privatizante, precarizador e excludente. E atingindo todas as áreas do serviço público, desde saúde, segurança, educação, saneamento, ciência e tecnologia, transporte e áreas de interesse social e econômico.
Após um ano de governo, o saldo da gestão tucana sinaliza que nos próximos três anos a classe trabalhadora paraense terá que fortalecer sua organização e mobilização para evitar que conquistas de muitos anos sejam destruídas.
Voltou a crescer a violência contra os trabalhadores rurais, particularmente extrativistas e em áreas ricas em recursos madeireiros.
Voltamos a enfrentar o risco concreto de termos um processo de privatização generalizada dos serviços públicos essenciais com graves consequências para as relações de trabalho e para a qualidade do serviço prestado à população, com o aumento das tarifas para os mais pobres.
Generalização do modelo de Organizações Sociais na saúde e educação, desmonte da Cosanpa, privatização dos serviços de segurança e fragilização do Banpará são as consequências diretas da aprovação do projeto de PPPs dos tucanos.
As iniciativas do atual governo são a cópia de um modelo que vem se reproduzindo em todos os estados onde o PSDB governa. Em Minas, em São Paulo e no Paraná vimos a mesma novela, com a substituição de concursados por trabalho terceirizado, aumentos de tarifas públicas e generalização de pedágios abusivos em estradas estaduais.
No Pará governado por Jatene, onde a renda das famílias é muito inferior, a reprodução deste cenário aponta para um aumento do custo de vida de nossas famílias.
Frente a este ataque aos direitos do povo paraense e às conquistas dos servidores públicos, é fundamental que as centrais sindicais assumam a dianteira do processo de articulação de um amplo campo de luta contra os enormes retrocessos que se avizinham. Sem pressão social e disputa da opinião pública, o campo democrático e popular no parlamento não terá força suficiente para impedir a aprovação dos pacotes privatistas de Jatene.
Portanto, companheiras e companheiros, é hora de intensificarmos a mobilização. Tomarmos as ruas do Pará de novo e fortalecer o lado dos que lutam por uma vida melhor para a maioria do povo.
É importante que as centrais sindicais, a Fetagri, o MST, o CNS, os urbanitários, bancários, sindsaúde e os trabalhadores em educação criem urgentemente um fórum em defesa do serviço público que reúna todos aqueles que abracem nossa causa.
Eu, como professor, servidor público e militante do PT, coloco meu mandato inteiramente a serviço desta luta.
Vamos barrar a privataria tucana no Pará, antes que ela liquide com o Estado, o direito da classe trabalhadora e a cidadania da população.
Meu abraço,
Cláudio Puty
Dep. federal PT/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário