sábado, 29 de outubro de 2011

DICA RURAL DA SEMANA Nº 05

A couve-flor



A couve-flor é uma das hortaliças mais plantadas e consumidas em todo o mundo. É rica em vitamina A e minerais. É plantada, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É uma planta que se adapta melhor com temperaturas elevadas. O solo não pode ser ácido, com um pH que deve ficar entre 6,0 e 6,8. Prefere solos argilo-arenosos e que absorvam mais a umidade. Apresentam duas épocas para plantio:





- no inverno : de março a junho

- no verão : de setembro a janeiro

Plantio

Antes do plantio, cerca de 25 dias, utilizar esterco de galinha bem curtido para fertilizar o solo. A plantação deve ter 15cm entre as linhas, com sulcos de 1cm de profundidade, utilizando-se 2g de sementes por metro quadrado.

Quando as mudas estiverem com, mais ou menos, cinco folhas ou 10cm de altura, devem ser transplantadas para o canteiro definitivo. O espaçamento no, local definitivo, deve ser de 80x50cm para o plantio de inverno e de 80x40cm para o plantio de verão.

Irrigação

A plantação deve ser irrigada diariamente, até que a planta "pegue" e, depois disso, a cada três dias.

Adubação

Deve ser feita de acordo com a análise do solo. Caso necessário, deve-se utilizar calcário dolomítico, para a devida correção. Isto deve ser feito cerca de vinte dias antes da adubação orgânica. Para a adubação orgânica, pode-se utilizar esterco de curral ou esterco de galinha bem curtido.

Fonte:
SENAR/CNA
Publicado em: 21/10/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário