No dia 31 de Março de 2010 foi uma data histórica para o movimento da Agricultura Familiar no Brasil e mais especialmente no Estado do Ceará. Às 11 horas da manhã o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Lula(Dr. andré Figeueiredo), representando o Ministro Carlos Lupe, juntamente com o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho no Estado do Ceará(Papito de Oliveira) e mais Agricultores Familiares e lideranças e autoridades de diversos locais do Estado do Ceará, fez a entrega das primeiras CARTAS DE REGISTRO SINDICAL de SINTRAFs no Brasil. O evento aconteceu no municipio de Itarema, na sede do Sindicato APEOC/Cut no município. A mesa do Cerimonial foi composta por:
- Dr. André Figueredo - Secretário Executivo do MTE, representando o Ministro Carlos Lupe do Gov Lula;
- Sr. Papito de Oliveira - Superientendente do MTE no Estado do Ceará;
- Bael Peixoto - Conselho Fiscal FETRAF BRASIL CUT;
- Edmilson Saores - Diretor da Fetraf Ceará;
- Irades Cordeiro - Apeoc/Cut;
- Lena - PSB Itarema;
- Eugenia Sousa - COOPERAHF Ceará;
- Enio Peixoto - Vereador PDT
Foi inclusive feita uma alusão a uma fato acontecido a 127 anos passados, no ano de 1883, quando o Estado do Ceará através de evento acontecido na Vila de Acarape(hoje Redenção) foi o primeiro Estado do Brasil a libertar os escravos. E nesta data 31.03.2010, através de evento no municipio de Itarema, o Estado do Ceará é o primeiro do Brasil a libertar a organização da Agricultura Familiar através do seu reconhecimento e regitro de organização sindical.
SINDICATOS:
SINTRAF BAIXO ACARAÚ
SINTRAF VALE DO ACARAÚ
SINTRAF MATA BRANCA
SINTRAF REGIÃO DE MARANGUAPE
SINTRAF CENTRO NORTE
SINTRAF VALE DO COREAÚ II
Fonte: SERRA VERDE FM
http://www.massape.fm.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58%3Aprimeiro-do-brasil-ja-e-realidade-no-ceara-carta-sindical-para-sintraf&catid=35%3Adestaques&Itemid=2